Menina de seis anos perde pais, irmão e primo no trágico acidente de comboios em Espanha

Família regressava de Madrid após assistir ao musical O Rei Leão; criança foi a única sobrevivente do desastre em Córdoba
Uma menina de seis anos é a única sobrevivente de uma tragédia familiar devastadora provocada pelo acidente ferroviário ocorrido no domingo à noite em Córdoba, Espanha. A criança perdeu os pais, o irmão e um primo, vítimas do violento embate entre dois comboios que já fez pelo menos 40 mortos e mais de uma centena de feridos, num dos mais graves acidentes ferroviários dos últimos anos no país.
A família Zamorano Álvarez, natural de Huelva, regressava a casa depois de passar alguns dias em Madrid, onde assistiu ao musical O Rei Leão. A ida à capital espanhola tinha sido um presente do Dia de Reis para as crianças, segundo avançou o jornal El Mundo. O regresso acabou por transformar-se numa tragédia que comoveu Espanha e chocou a opinião pública internacional.
A menina foi encontrada praticamente ilesa, apenas com três pontos na cabeça, na noite de domingo, por uma agente da Guardia Civil. Desorientada e sozinha no local do acidente, a criança conseguiu sair da carruagem através de uma janela, sobrevivendo por meios próprios ao cenário de destruição. Passou a noite sob proteção das autoridades até ser finalmente reunida com a avó, na manhã de segunda-feira.
De acordo com as autoridades, a família seguia no comboio que circulava na linha adjacente e que foi atingido por outro comboio de alta velocidade, proveniente de Málaga com destino a Madrid, que descarrilou, invadiu a linha contrária e colidiu violentamente com a composição onde viajavam. O impacto foi fatal para dezenas de passageiros.
Está já em curso uma investigação oficial para apurar as causas do acidente. O ministro do Interior espanhol classificou o sucedido como “tremendamente estranho”, sublinhando que será necessário aguardar pelas conclusões de uma comissão técnica especializada, cujo relatório deverá demorar cerca de um mês. Enquanto isso, Espanha chora as vítimas e acompanha, com enorme comoção, a história da criança que sobreviveu a uma tragédia impossível de imaginar.





