Blog

Última hora: Mais uma perda chocante

A Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (AEMET) anunciou, nas últimas horas, a formação da primeira tempestade da temporada 2025/2026: Alice. O fenómeno meteorológico está já a afetar várias regiões do país vizinho, obrigando à emissão de avisos amarelos e laranja devido à previsão de chuvas intensas e rajadas de vento significativas.

As zonas mais afetadas situam-se no leste e sudeste de Espanha, nomeadamente Catalunha, Valência, Múrcia, Andaluzia e as Ilhas Baleares, onde se esperam precipitações fortes a partir das 14:00 desta quarta-feira, 8 de outubro. O mau tempo deverá prolongar-se durante a noite, com risco de cheias rápidas e cortes de energia em algumas áreas.

Morreu Tomás Vultão, presidente da Junta de Santa Bárbara, aos 38 anos

Em Portugal, os efeitos da tempestade deverão ser muito limitados, segundo o portal tempo.pt. Apenas o Algarve poderá registar alguma precipitação residual na tarde de sexta-feira, embora os meteorologistas admitam que é possível que nem sequer chova. O resto do país deverá manter-se sob céu limpo e tempo seco, contrariando o cenário mais instável do país vizinho.

As temperaturas deverão subir gradualmente após uma quarta-feira mais fresca, com máximas entre 17 °C em Viana do Castelo e 25 °C em Faro e Bragança. Na quinta-feira, Coimbra poderá atingir os 27 °C, enquanto Lisboa e Santarém poderão chegar aos 30 °C na sexta-feira, valores até 7 °C acima da média para esta época do ano.

O fim de semana promete manter-se ameno e seco, com céu pouco nublado e temperaturas elevadas, sobretudo no interior centro e sul do país. Apesar da ameaça da tempestade Alice, o outono português continua a parecer… quase verão.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo