“Francisca Santos: 6 Meses de Desaparecimento sem Respostas”

Cidadã brasileira saiu de casa para levar o lixo e nunca mais foi vista; família desespera por respostas
Passaram seis meses desde o desaparecimento de Francisca Santos, em Tabuaço, no distrito de Viseu, e o caso continua envolto em mistério. A cidadã brasileira, de 44 anos, saiu de casa na noite de 20 de junho para levar o lixo, vestida de pijama e sem documentos, e nunca mais foi vista. Desde então, o silêncio e a ausência de respostas têm alimentado a angústia da família.
O alerta para o desaparecimento foi dado apenas no dia seguinte, quando o patrão estranhou a ausência da funcionária no restaurante onde trabalhava. A Polícia Judiciária iniciou diligências e desenvolveu várias linhas de investigação, mas, até ao momento, não foi tornada pública qualquer conclusão. A falta de informação tem gerado frustração entre os familiares, que dizem sentir-se no escuro quanto ao andamento do processo.
Ao Correio da Manhã, o irmão de Francisca, António Santos, lamentou recentemente a ausência de novidades: “Parece que não têm pistas, não nos dizem nada”. Uma amiga da desaparecida, em declarações ao programa “Linha Aberta”, da SIC, partilhou a mesma inquietação, defendendo que o caso precisa de “mais investigação” e “mais amor ao próximo”.
Em determinado momento, as suspeitas recaíram sobre o namorado de Francisca, Luís Jesus, que chegou a ser ouvido pelas autoridades, mas acabou por ser descartado como suspeito. Ainda assim, vieram a público várias mentiras que marcaram o relacionamento: Luís dizia ser cirurgião na CUF de Lisboa e solteiro, quando afinal é cantoneiro em Loures e vive há mais de 15 anos com outra mulher. O casal terá-se conhecido através da aplicação Badoo, muito utilizada pela comunidade brasileira.
Outros pormenores continuam a intrigar investigadores e família. O cartão bancário de Francisca desapareceu, ficheiros e e-mails foram apagados do seu computador e foram encontradas cartas e notas na casa onde vivia, incluindo uma mensagem deixada numa bíblia e outra onde falava em “desilusão”, acompanhada por uma aliança. Apesar destes sinais e das dúvidas que levantam, o paradeiro de Francisca Santos permanece desconhecido, mantendo viva a dor de quem continua à espera de respostas.




