Luto: Morreu Preta Gil

A cantora e empresária brasileira, Preta Gil, 50 anos, morreu neste domingo (20 de julho de 2025), enquanto fazia tratamento experimental contra o câncer nos Estados Unidos.
Preta havia sido diagnosticada com câncer colorretal em janeiro de 2023. Em agosto daquele ano, comemorou o fim do tratamento, mas a doença voltou em 2024, com metástases em vários órgãos . Ao longo de sua jornada de cura, passou por diferentes cirurgias incluindo amputação do reto e sessões de quimioterapia e radioterapia. Em dezembro de 2024, foi submetida a uma longa cirurgia nos EUA, onde passou a utilizar uma bolsa de colostomia permanente .
Na última quarta-feira (16/7), ela apresentou agravamento em seu quadro clínico durante uma sessão de quimioterapia, quando os médicos constataram que a doença havia se espalhado ainda mais . A cantora não resistiu e faleceu em sua residência, onde estava acompanhada por familiares e amigos.
Preta deixa um legado marcante. Nascida no Rio de Janeiro em 8 de agosto de 1974, era filha do músico Gilberto Gil e da empresária Sandra Gadelha. Nora empoderada, bissexual e ativista, construiu sua carreira como cantora, atriz, apresentadora e empresária, fundadora da Music2Mynd, além de ser referência na luta contra o racismo, gordofobia e pela diversidade .
A artista deixa seu filho, Francisco Gil, de 30 anos, músico integrante do grupo Gilsons . A família ainda não divulgou detalhes sobre o funeral.